Apostila concurso Professor de Biologia SEE - SP 2023

 Confira a apostila preparatória para o concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio de Biologia da  SEE - SP - Secretaria Estadual de Educação de São Paulo no site da Editora Opção, 30 anos no mercado, clicando aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – BIOLOGIA

O professor de Biologia deve possuir um domínio sólido dos conhecimentos específicos relacionados à sua disciplina, entendendo-a como parte da cultura humana e da ciência. O foco central desse professor deve ser a compreensão da vida em toda a sua complexidade, diversidade e interdependência, tendo a evolução como um eixo articulador.

Além disso, espera-se que esse profissional tenha domínio dos objetos de conhecimento fundamentais da Biologia, abordando-os sob diferentes perspectivas e trabalhando em conjunto com os docentes de Física e Química. Segundo o Currículo Paulista, as aprendizagens nessas disciplinas devem ocorrer em uma perspectiva de área das Ciências da Natureza, desenvolvendo competências e habilidades.

O professor de Biologia também deve abordar os problemas ambientais contemporâneos, suas causas e alternativas para a conservação. É importante estabelecer conexões entre as realidades locais e as questões globais, promovendo um aprendizado significativo. Nesse sentido, é fundamental abordar aspectos relacionados à sustentabilidade e incentivar atitudes de respeito e cuidado com o ambiente e todas as formas de vida do planeta.

A abordagem investigativa é uma ferramenta importante na prática pedagógica do professor de Biologia. Essa abordagem vai além de simples experiências demonstrativas ou laboratoriais, envolvendo percepções da realidade. Através dela, os estudantes são estimulados a identificar problemas, elaborar hipóteses, encontrar soluções criativas, comparar informações, observar problemas dentro de um contexto, pesquisar fontes confiáveis, planejar ações e procedimentos, realizar experimentos para coletar dados, elaborar argumentos e explicações, avaliar e divulgar conclusões embasadas cientificamente, além de desenvolver ações para intervir em problemas reais de interesse individual e/ou coletivo, com o estudante como protagonista.

É importante que o professor de Biologia reconheça a disciplina como um ramo do conhecimento científico, construída através de observações, experimentos, hipóteses e teorias, e que compreenda que esse conhecimento é histórico e sofre influências da sociedade. Além disso, deve ser capaz de considerar outros saberes, diferenciando-os do conhecimento científico, e entender que o conhecimento teórico da Biologia pode resultar em tecnologias que trazem avanços para a qualidade de vida, mas também podem apresentar problemas.

Por fim, o professor de Biologia deve se reconhecer como parte integrante da escola e ser capaz de desenvolver trabalhos em parceria, tanto dentro da mesma área de conhecimento quanto entre áreas distintas.

Os conhecimentos esperados do professor de Biologia são:

Fluxo de matéria e energia: Compreender o fluxo de matéria e energia nos ecossistemas e sua importância para a manutenção da vida. Ter conhecimento sobre processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

Mudanças climáticas e efeito estufa: Ser capaz de realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos para compreender as mudanças climáticas e entender a importância do efeito estufa para a manutenção da vida no planeta.

Acidentes radioativos e efeitos biológicos das radiações: Ter conhecimento sobre os acidentes radioativos e os efeitos biológicos das radiações. Ser capaz de avaliar as potencialidades e os riscos desses acidentes na saúde e no ambiente.

Uso e descarte de resíduos: Conhecer os benefícios e riscos à saúde e ao ambiente relacionados ao uso e descarte indevido de resíduos. Ser capaz de posicionar-se criticamente e propor soluções individuais e/ou coletivas para minimizar os efeitos desses resíduos nas cadeias tróficas.

Ciclos biogeoquímicos e interferência humana: Ter conhecimento dos ciclos biogeoquímicos e compreender os efeitos da interferência humana sobre esses ciclos. Promover ações individuais e/ou coletivas que minimizem a poluição do solo, água e ar.

Alternativas ecológicas para a produção de energia: Conhecer as alternativas ecológicas para a produção de energia, levando em consideração a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

As capacidades esperadas do professor de Biologia são:

Dominar e ensinar conhecimentos sobre fenômenos naturais e processos tecnológicos: Ter domínio dos conhecimentos relacionados aos fenômenos naturais e processos tecnológicos, baseando-se nas interações e relações entre vida, matéria e energia. Ser capaz de propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Contextualizar os objetos de conhecimento dentro de uma visão sistêmica da natureza: Compreender os objetos de conhecimento dentro de uma visão sistêmica, enfatizando os fluxos de energia e matéria na manutenção da vida e reconhecendo a existência de ciclos globais que incluem os seres vivos, mas vão além deles. Demonstrar empatia e respeito pelos seres viventes com os quais compartilhamos o planeta.

Nenhum comentário: