Concurso Caixa 2014: Comentários da Prova de Técnico Bancário Novo

A prova objetiva para o cargo de Técnico Bancário Novo do concurso público da Caixa Econômica Federal - CEF está sendo realizada neste domingo em todo o País, sob a organização do Cespe/UNB.

O concurso da Caixa  registrou um total de 1.176.614 inscritos, sendo 1.156.744 candidatos para o cargo de técnico bancário novo (nível médio) e 19.870 para as vagas de nível superior em cinco áreas. 

O Cespe/UNB é uma organizadora bem respeitada, com muita credibilidade pela lisura com que costuma organizar seus certames, mas por outro lado também é muito criticada pela fórmula que adota, que consiste em anular uma questão certa para cada questão anotada incorretamente.

Mas a principal crítica que sofre é quanto à inclusão de pegadinhas desnecessárias, em perguntas muitas vezes dúbias, em que até aqueles que dominam completamente o assunto costumam cair.

Pode-se dizer que a maioria dos candidatos odeiam o Cespe em razão dessas duas questões, embora uma parcela considerável adorem essa fórmula, geralmente os que se saem melhor nas provas dessa organizadora.

Penso que a principal medida para se sair bem nas provas do Cespe é resolver exaustivamente provas anteriores dessa organizadora e traçar uma estratégia que seja adequada. Geralmente não é interessante chutar  questões em que o candidato não tem nem noção do assunto. Responder somente o que tem absoluta certeza também não é uma boa estratégia. Tem que buscar o ponto de equilíbrio, treinando bastante em provas passadas do Cespe.

E você, o que achou da prova de Técnico Bancário Novo? O Cespe mais uma vez abusou de pegadinhas e perguntas dúbias? Você gosta desse tipo de prova? Presenciou alguma irregularidade ou anormalidade? Alguma questão que merece destaque ou que você está em dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Lembramos que o gabarito das provas e o caderno de questões estarão disponíveis no site do Cespe (http://www.cespe.unb.br/concursos/CAIXA_14_NM/), na próxima terça-feira, 1º de abril de 2014.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao gosto da forma de avaliaçao da cespe, acho injusto acerta uma e a que errou anular a questao certa.