Programa último concurso Caixa Técnico Bancário Novo

Atenção! O conteúdo programático do concurso da Caixa de 2014 está disponível no respectivo edital, que poderá ser acessado no site do Cespe, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm/.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Para quem pretende fazer o próximo conurso da Caixa Econômica Federal para Técnico Bancário Novo, previsto para este ano de 2013 ou 2014, segue o programa do último concurso, de 2012, para que possa ver as matérias que caem na prova:
ANEXO I - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS (comuns a todos os polos)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação Oficial.
MATEMÁTICA: 1 Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 2 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Planos ou Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. 4 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 5 Avaliação de Alternativas de Investimento. 6 Taxas de Retorno.
ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia, e suas vinculações históricas.
ÉTICA: 1 Conceito de ética. 2 Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional. 3 A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. 4 Código de Ética da CAIXA (disponível no sitio da CAIXA na internei).
ATENDIMENTO: 1 Legislação: Lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); Resolução CMN/Bacen n° 3.694/09 e alterações posteriores. 2 Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento. 3 Satisfação, valor e retenção de clientes. 4 Propaganda e promoção. 5 Telemarketing. 6 Vendas: técnicas, planejamento, motivação para vendas, relações com clientes.
HISTÓRIA E ESTATUTO DA CAIXA: 1 História e Missão da CAIXA (disponível no site da CAIXAwww.caixa.org.br). 2 Estatuto da CAIXA (Da Denominação, Sede, Foro, Duração e Demais Disposições Preliminares, Dos Objetivos, Do Pessoal).
LEGISLAÇÃO ESPECIFICA: 1 Lei n° 7.998/90 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque); Lei n° 8.036/90 (FGTS: possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento GRF); Lei Complementar n.° 7/70 (PIS). 2 Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios Constitucionais da Administração Pública: Princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência). 3 Lei n° 10.836/04 ( Bolsa Família).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (para todos os polos, EXCETO para os polos de- Tecnologia da Informação - TI (DF, RJ e SP).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS 1: 1 Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 2 Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicilio. 3 Cheque - requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação. 4 Sistema de Pagamentos Brasileiro. 5 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; Sistema de Seguros Privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada. 6 Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros. 7 Mercado Financeiro - mercado monetário; mercado de crédito; mercado de capitais: ações - características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão; mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX. 8 Mercado Primário e Mercado Secundário. 9 Produtos Bancários.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office, BR Office. 2 Sistemas operacionais: Windows e LINUX. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Certificação e assinatura digital. 6 Segurança da Informação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (exclusivamente para os polos de Tecnologia da Informação-TI(DF,RJeSP)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1. Fundamentos de computação. 2. Organização e arquitetura de computadores. 3. Componentes de um computador (hardware e software). 4. Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. 5. Princípios de sistemas operacionais. 6. Aplicações de informática. Família Windows e UNIX. 7. Redes de computadores. 7.1 Fundamentos de comunicação de dados. 7.2 Meios físicos de transmissão. 7.3 Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores). 7.4 Estações e servidores. 7.5 Tecnologias de redes locais e de longa distancia. 7.6 Arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação. 7.7 Arquitetura TCP/IP. 7.8 Arquitetura cliente servidor. 7.9 Conceitos de Internet e Intranet. 8. Engenharia de software. Noções sobre: Modelagem de processos, Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis. Análise e projeto orientados a objetos. UML: visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. Arquitetura orientada a serviços. Métricas e estimativas de software. Análise por pontos de função. Conceitos básicos e aplicações. 9. Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Noções sobre: Técnicas de elicitação de requisitos, especificação de requisitos e técnicas de validação de requisitos. Prototipação. 10. Desenvolvimento de Sistemas: Noções sobre: Linguagens de programação. Programação em Java e COBOL. Arquitetura e padrões de projeto JEE v6. Desenvolvimento web em Java. Servlets, JSP e Ajax. Interoperabilidade de sistemas. SOA e Web Services. Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e Soap. Uso da linha de comando no Windows. Segurança no desenvolvimento. Práticas de programação segura. Revisão de código: conceitos e aplicações. 11. Testes de software: conceitos e aplicações. Testes unitários, de integração e de aceitação: conceitos e aplicações. Desenvolvimento orientado a testes: conceitos e aplicações. 12. Gerência de Configuração: conceitos e práticas. Uso de ferramentas de gerência de configuração. Controle de defeitos: conceitos e práticas. 13. Bancos de dados. Abstração e modelo de dados. Sistemas gerenciadores de banco de dados. Linguagens de definição e manipulação de dados. Linguagem de consulta - SQL; conceitos e comandos PLSQL. Ferramentas de ETL. 14. Portais corporativos: arquitetura da informação, portlets e RSS. Ferramentas de Gestão de Conteúdos. Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. 15. Gestão e Governança de TI: Noções sobre: Gestão de segurança da informação: Normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. Gerenciamento de projetos - PMBOK 4a edição. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento e ferramentas. Qualidade de software - CMMI / MPS-BR - Conceitos básicos e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS 11:1 Sistema de Pagamentos Brasileiro. 2 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros.Fonte:  http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=caixa0112_m

39 comentários:

Anônimo disse...

Até que é pouca matéria para estudar. Pensei que fosse mais!
:)

Anônimo disse...

Humm.. bonitinho da cara feia..

Anônimo disse...

Meu Deus do céu me ajude!

Anônimo disse...

é pra deixar quaquer um dido.

Unknown disse...

É muita coisa :(

Anônimo disse...

é muita coisa mesmo! Para quem trabalha, não é fácil!

Anônimo disse...

não achei muita, nem pouca matéria... enfim... quem quiser realmente passar vai dar um jeito, quem for preguiçoso e nao quiser, vai inventar uma desculpa

Anônimo disse...

que cliche

Anônimo disse...

E muita coisa...

Anônimo disse...

E muita coisa...

Anônimo disse...

e as materias realmente sao muitas,mas com força de vontade tudo alcança,os seres humanos nao sao mais nem menos ,somos um poukim menor que DEUS...... entao estude com certeza passara so basta tentar.

Anônimo disse...

a materia pode ate ser pouca mas o pouco que e sao questoes exoticas complexas entao que dica:nao fique pensado no pouco foke em estudar muito!!

Anônimo disse...

bonitinho e feio arrumadinho!!entao decida ou e feio ou e bonito!! entao seja mais exato melhor do que pagar de ironico ne mesmo!

Anônimo disse...

DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA!! AI FAÇA SUA PARTE !DEUS AJUDA MAS ELE QUER VER O SEU ESFORÇO...............ENTAO ESTUDE AI VIU DE PREFERENCIA MUUUUIIIIITO

Anônimo disse...

NAO E PRA DEIXAR VC DIDO E SIM INTELIGENTE E SO ESTUDA E LARGA DE PREGUIÇA SE FOSSE A NOVELA VC ASSISTIRIA ATE DE MADRUGADA VAI ESTUDAR E PARAS DE LAMENTAR VIU....

Anônimo disse...

EU ACHO QUE MUITA E SUA PREGUIÇA DE LER NE NAO,VAI ESTUDAR MUITA COISA E VC SER O RESTO DA VIDA UM FRACASSADO QUE ACHA DIFICIL PASSAR NUM CONCURSINHO DESSE,ESTUDE VIUUUUUU

Anônimo disse...

CLARO QUE FACIL DIFICIL E ESSA PREGUIÇA MALDITA SE FOSSE PRA IR PRO BAILE FANK IA NE,E NAO IA RECLAMAR CANSASSO,PARA DE SHOW A XUXA E LOIRA

Anônimo disse...

tah dando um de sabidão ve se pelo menos aprende a escrever 'FUNK"

Anônimo disse...

kkkk

Anônimo disse...

Ainda é ''CANSASSO'' KKKK

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Senhor Deus me abencoe

Anônimo disse...

Ja Trabalho na Caixa.

Anônimo disse...

vamos lá estudar é só mais uma etapa.... estudar e ter fé em DEUS que, tudo ira dá certo!

Anônimo disse...

Muita coisa mas é isso tem que estudar mesmo.

Anônimo disse...

Caraca muita coisa mesmo,mas é só se matar estudando que da pra passar gente.e mais uma coisa estudem bem relação com os clientes que eu tenho certeza absoluta que vai cair.

Anônimo disse...

Gente sou péssima em redação... Tô com muito medo mas vou ler muito pra ter um diálogo melhor com as pessoas...

Anônimo disse...

cala a boca cara... vai ficar respondendo tds os posts?

Anônimo disse...

e muito dificil. tem que estudar muuuito. mas se estudar muito passa. se deus ajudar.

Anônimo disse...

Nunca fiz concurso publico, não sabia que havia tanto assunto pra estudar...

Anônimo disse...

Esses que falam assim e se acham tanto! No fundo são uns burros! Kkkkkk! Tu é o que? Pra falar assim dos outros! Tu trabalha na caixa? So se fôr de sabão! Kkkk

Unknown disse...

É muita coisa pra estudar. Mais tenho fé que vai dar certo.
#Foco #estudar #estudar

Anônimo disse...

meu primeiro concurso, já gelei, pq ñ lembro muita coisa do q aprendi

Anônimo disse...

se Deus quiser eu vou conseguir......................em nome de jesus!!!

Unknown disse...

NOSS... OS CONCURSOS CADA DIA QUE PASSA FICA MAIS CONCORRIDOS... ENFIM ALGUÉM TEM ALGUMA DICA PARA DIZER????? GENTE SOU PÉSSIMA EM REDAÇÃO??? AFF... AFF.

Unknown disse...

Nossa!!! Muito assunto mesmo viu. Fóco força e fé

Anônimo disse...

desisto....n

Unknown disse...

Fui aprovado no concurso da CEF/2014, fiquei em 172 na minha região, que é Ponta Grossa-PR. Alguém sabe se tenho chances de ser admitido? Se tem previsão de abrir agências, por exemplo, nessa Região?

Anônimo disse...

The world has advanced, and since 2020, many bodily casino activities second are|are actually} out there on-line. If you wish to play casino on-line, we've quantity of} options. It could be played on your desktop laptop, or on your smartphone or pill. It 온라인카지노 could be very straightforward to get started and take part on the fun; all you need is an web connection. This all applies to the casino, the reside casino, and odds, and reside betting.